Nossos maiores medos antes de viajar e como os resolvemos

Nossos maiores medos antes de viajar e como os resolvemos
7 de Janeiro de 2018 Rodrigo Nunes

Viajar é o nosso maior sonho e prazer em viver. Tenho claro comigo que viajar amplifica o viver. Em uma viagem você conhece muitas pessoas, culturas, locais, experimenta novos sabores e prazeres, coisas que você dificilmente faz na correria do dia-a-dia.

Agora somos iguais a você e tivemos muitos e muitos medos antes de sair para viajar. Não somente nesta grande viagem em que estamos vivendo, mas em qualquer tipo de viagem, seja num final de semana para uma cidade próxima ou dando uma volta ao mundo.

O fato é que quando estamos em nossa “zona de conforto”, como o nome já diz nos sentimos “seguros e confortáveis” e tudo que é novo, por mais que desejemos muito, nos dá medo.

Medo de: ser roubado, ser extorquido por policial, ficar doente num lugar estranho, se perder, não conseguir se comunicar por conta do idioma, perder o dinheiro (cartão). Perder o voo ou ônibus, pegar estrada (acidentes), não ter vaga no hotel, quebra do veículo em que viaja (particular ou coletivo), entre outros.

Enfrentar esse medo é um grande desafio. Esses medos dos mais absurdos aos mais bizarros, criamos dentro de nossos pensamentos, muitas vezes com coisas que jamais vão existir, e nos impedem de viver. Estamos escrevendo este texto, para que você veja o outro lado da história toda. Sempre falamos que não somos corajosos, também temos nossos medos, mas vamos assim mesmo, pois a vontade de viver é maior do que a de ficar parado. Eu tenho um medo maior que supera todos esses: o Medo de passar a vida toda sem ter vivido o sonho.

O que você tem que ter claro sobre esses medos citados ai acima, e outros que você possa ter.

Regra única: Ta com medo? Vai com medo mesmo! (o medo é importante para nos mantermos vivos).

1- Você pode ser roubado dentro da sua casa neste instante. Não é porque você viu na TV, que isso vai acontecer naquele local, quando você estiver lá! Pense quantos milhares de pessoas foram para lá, se divertiram, realizaram seus sonhos e não tiveram nenhum problema? Evite locais com muitas pessoas, sempre se informe sobre a segurança. Evite ao máximo mostrar que é um turista, com câmeras dependuradas, sacolas, etc. Bem como, saindo do quarto do hotel, não deixe pertences de valor à vista, pois irão passar os arrumadores.

2 – Um dia ouvi de uma pessoa que ela sonhava em viajar para um determinado local, mas tinha medo de ir depois que a contaram que os policiais de lá eram corruptos. Bom, eu faço o seguinte: em geral estamos 100% dentro da lei (espero que esteja) explico todas as situações, (que não vai funcionar, mas temos que fazer nossa parte) digo que não tenho nenhum dinheiro, e por fim peço que ele me leve para delegacia. Em 80 a 90% dos casos o policial vai abrir mão e te liberar. Era esse seu único problema de não ir realizar seu maior sonho? Pronto resolvido! Sim simples assim!  Tenho certeza que não vai precisar, mas assim ela supriu o medo.

3 – Já fiquei doente em outros países, e sem seguro saúde, e sabe o que aconteceu? Fui muito bem cuidado sem custo algum (não tive essa experiência nos EUA).  Você tem plano de saúde? Nós não temos e nunca tivemos, e não é por isso que vamos viver com medo de ficarmos doentes. O mais indicado é sempre buscar ter uma boa alimentação e sempre ter cuidados com a higiene. Isso é o básico para evitar qualquer transtorno nesse aspecto.

4 – Se perder? Já ouviu aquele velho ditado de “quem tem boca vai a Roma”? Seguindo esse saber popular, eu já passei por mais de 24 países sendo que alguns deles sem mapa e nem GPS, somente perguntando, e muitas pessoas quando notam que você esta  “perdido” levam você até onde você desejar, já encontrei diversas pessoas que me acompanharam por quilômetros para me mostrar o caminho. E tenha certeza que essas pessoas vão estar lá pra te ajudar. (Pois você não ajudaria uma pessoa perdida?)

5 – Perdeu o vôo? Estas coisas acontecem com uma enorme frequência, para tudo se dá um jeito, muito provável que terá arcar com essa despesa, porém você não morrera por isso, e isso também jamais pode ser desculpas para não ir viajar.

6 – Não tem vaga no hotel! E agora? Passei por 24 países, por anos viajando eu nunca tive que dormir na rua, o máximo que pode acontecer o próprio recepcionista do hotel, se você pedir com gentileza ele te indica e liga para saber se tem vaga e reserva para você, isso é muito mais normal que você imagina. Lembre-se que quanto mais pessoas souberem do seu problema maior a chance se você conseguir resolver da melhor maneira.

7 – Perder o dinheiro ou um cartão de crédito – Para evitar isso você tem que guardar a carteira sempre no mesmo local, e nunca guarde todo dinheiro em um só local, embaixo da palmilha do tênis enrolando em um plástico, por exemplo. Isso serve para cartões, pois eu já fui roubado e tinha apenas 1 cartão, que era minha única forma de acesso ao meu dinheiro.

8 – Quebrar o veículo em que viaja. Isso é uma realidade, porém muito distante, pois se prestarmos atenção quantos veículos quebrados vemos nas estradas? O máximo que vai acontecer é você perder algumas horas ou até um dia, e um custo a mais no orçamento, e nada além disso, pois seu veículo pode dar defeito a qualquer momento você indo ao trabalho. Sempre é bom fazer aquela revisão antes de qualquer viagem e estar preparado para qualquer situação eventual.

 

Saiba que 99.99% das pessoas do mundo estão para ajudar ao próximo, um exemplo bem claro disso, é você mesmo, pois se alguém que estiver viajando lhe pedir algum tipo de ajuda você não se prontificaria a ajudar? Então, assim é a humanidade, é sim humana, o que vemos nas TVs é um sensacionalismo que seleciona só a parte ruim da humanidade, porém o restante de gente boa é que nós convivemos diariamente.

Nós hoje ainda carregamos muitos medos, porém temos bem claro para nós aquela sensação ao pensar ”poxa, porque não fizemos isso antes?”.

Então se joga no mundão, que está de braços abertos te esperando para você ser feliz realizando seu sonho!